domingo, 3 de janeiro de 2010

Por quê ?

Por quê ?

Por que nascemos totalmente impossibilitados de sermos felizes completamente ? Digo isso porque para mim aquele diz que é completamente feliz é de uma maldade sem tamanho, pois é impossível ser completamente feliz sabendo que no seu próprio país milhares passam fome enquanto você lê este artigo.

Será por que realmente ser feliz não faça parte da nossa natureza ou porque ainda não descobrimos o porquê de nossa existência aqui ?

Por quê tantos dizem que todos somos especiais ? Dizer que todos nós somos especiais é o mesmo de dizer que ninguém o é. Que milhões acreditam ou fingem acreditar que são é uma grande verdade, porém, não acredito nisso e não consigo acreditar, pois para acreditar nisso temos que ter um elevadíssimo grau de ignorância, pois aqueles que têm o mínimo de conhecimento e capacidade de dedução conseguem enxergar claramente que nós não somos. Sendo assim pergunto: Se é fato que nem todos somos especiais, qual será o porquê daqueles que não são ? Apenas um engodo ? Apenas criados para que possamos ovacionar àqueles que são ? Faço essa pergunta sem ter a mínima idéia do porquê, mas digo com certeza que essa era uma das perguntas que eu mais gostaria que alguém pudesse responder de forma plausível e se possível empírica se assim tiver como.

A vida é imprevisível, como todos nós que vivemos sabemos. Uma vez li em algum desses emails em formato PPS uma pequena história que comparava a vida à uma viagem de carro de Kansas à Nova York de carro à noite, nela dizia que quando viajamos de carro, passamos horas, dentro de um carro, apenas enxergando cerca de 60 metros à nossa frente, estes iluminados pelo farol do carro, e mesmo assim, vendo apenas 60 metros dos milhares de km que percorreremos, conseguimos chegar ao nosso destino. Agora pergunto novamente, e quando não temos nem esses 60 metros de visão à nossa frente ? O que devemos fazer ? Aí entra a questão religiosa, dizendo que devemos ter fé, que devemos crer que iremos conseguir chegar à nossa tão sonhada ¨Nova York¨ mesmo não enxergando nem os 60 metros, que devemos confiar que conseguiremos, porém isto nos leva à um outro ¨Porquê¨: Confiar em quem ou o que ? Ah é, daí vem mais uma daquelas questões religiosas, que nos pedem para que confiemos em algo que não podemos ver, que não podemos tocar e que não podemos ouvir (não desmerecendo àqueles que já disseram ter ouvido, porém, você pode pesquisar, estes não ¨ouviram¨ da forma literal de ouvir, sempre atribuem coisas do cotidiano que aconteceram, coisas plausíveis de acontecer em nossas vidas à estas entidades, e com isso fortalecem suas crenças).

Fala-se muito em milagre hoje em dia, não os culpo, pois realmente viver não é fácil, porém confesso que vejo como algo muito distorcido certos milagres aclamados por muitos, por exemplo quando houve um acidente de ônibus, morreram 47 pessoas e uma sobreviveu, então, no dia seguinte, todos os jornais estampam em suas manchetes ¨MILAGRE¨. Disto, faço-lhes outra pergunta: Que milagre é esse ? 47 morrem, 1 sobrevive e ainda assim é chamado de milagre ? Eu não o vejo assim.

Os cátaros são mais plausíveis em suas crenças ao acreditarem que este mundo não foi criado por Deus, e sim pelo Diabo, pensando dessa forma, realmente estaria aí uma explicação para tantas desgraças que acontecem, filhos matando os pais, pais jogando seus filhos pela janela, meninas voltando da escola e sendo encontradas em malas em rodoviárias, guerras, enfermidades sem cura dentre outras atrocidades que fazem com que tudo que dizem acerca do nosso bom Deus Todo Poderoso caia em contradição não acham ?

Não sou um intelectual, não li muitos e muitos livros, sendo assim, tudo que vos escrevo é baseado apenas no que pude constatar a partir da minha ínfima parcela de conhecimento adquirido nesses meus quase 22 anos de vida, e me encontro num dilema: Devo eu estudar mais, ler mais e mais sobre diversos assuntos que intrigam a mim e a sociedade ou parar por aqui ? Uma coisa é certa, do pouco que vivi, li e concluí, digo-vos que foi suficiente para me tornar incrédulo, infeliz, sem esperança, sem anseios para o futuro, que perdi a fé nas coisas, nas pessoas e infelizmente, acabei perdendo a fé em mim próprio. Não me entendam como alguém que faz o mal por causa disso, porque isso eu nunca fiz, entendam apenas como alguém que isso que vos digo fez mal simplesmente à mim, ninguém mais.

Einstein disse uma vez: ¨Feliz é o ignorante, que não pára para pensar no mundo no qual vive.¨

Somos ensinados desde que nascemos que devemos aprender mais e mais, depois nos mandam às escolas, depois faculdade, depois trabalho, não que essa seja a ordem para todos, devido a desigualdade social, mas é com certeza a ordem que a maioria das pessoas deseja e vê como sendo o melhor caminho para uma vida plena e feliz, tomando isso como objetivo de vida, mas pergunto: Se Einstein estiver realmente certo, não seria essa prática prejudicial ao mundo como um todo por nos condenar a pensar em coisas que não têm resposta ? Pois eu nem formado sou, terminei o ensino médio, curso o 6º período de Direito até agora, tenho trabalhado, e mesmo com essa mínima parcela de conhecimento que adquiri neste processo já me encontro uma pessoa infeliz, deprimida e sem vontade alguma de viver. Quando digo isso para alguém, estes me indicam visitar hospitais com pessoas morrendo, com doenças incuráveis para que eu dê valor à vida que tenho, porém eles não entendem aonde quero chegar quando digo isso, pois estão bitolados naquilo que foram doutrinados desde que nasceram, se eu fosse igual à eles, não precisaria fazer uma visita dessas, era apenas assistir televisão, onde todos temos acesso à todos os tipos de pessoas e suas dificuldades. O que acho engraçado na televisão é que ao mesmo tempo que é um meio de comunicação que nos faz dar valor à ¨vida¨ é o mesmo que nos entretém à ponto de deixarmos a mesma de lado, com programas fúteis e sensacionalistas, que fingem estarem ajudando à muitos, dando torradeiras, geladeiras, casas e todos os tipos de bem materiais de que nada valem em sua essência, e o fazem com tanta maestria que pouquíssimos param para pensar que aquilo é uma empresa como qualquer outra, que visa o lucro e o poder, pessoas que não conseguem estabelecer a relação de que aquela geladeira dada à uma pessoa necessitada a faz ganhar milhões e milhões. Acho triste que a maioria das pessoas não consigam estabelecer tal relação, e as que conseguem, como eu, não têm nada a fazer a respeito pois a mídia tornou-se um poder que eu diria até maior do que o Estado, vide campanhas eleitorais, vide matérias que destroem e constroem vidas. No Brasil quem elege é a mídia e não os eleitores. A mídia chegou num patamar que chega a ser impossível que façamos alguma coisa separados e também num patamar que impede de nos juntarmos em número suficiente para acabar com ela, mas não em sua totalidade é claro, mas para que os poderes dela possam ser limitados, coisa que acredito ser impossível, seria mais fácil Hitler casar com a Oprah do que a mídia perder seu poder, sendo assim ela sim virou um Deus, exatamente da forma que eram vistos pelos gregos na antiguidade, ou você se ajoelha ou você é punido, e infelizmente essa é uma verdade que qualquer pessoa que parar 15 minutos para pensar no assunto constatará o mesmo que eu.

Às vezes acho que seria muito legal se tudo isso aqui fosse uma grande mentira, como em Matrix, pois se assim o fosse, pelo ou menos teríamos mais um plano (me refiro a plano como nova dimensão existencial) para batalhar, pensar e começar do zero... Quem sabe ?

É triste quando vemos uma mentira se tornar instantaneamente uma verdade para milhões. Triste para àqueles que sabem que aquela é uma mentira, porém caso você queira contrariá-la, insistir que aquilo ali demonstrado é uma mentira, você será visto como um doido, burro, louco e quaisquer dos adjetivos sinônimos que nossa linda língua portuguesa possa ter.

Agora continuo acerca das relações interpessoais entre seres humanos. Vocês já pararam pra pensar que quanto mais amamos uma pessoa, menos somos amados pela mesma ? Essa é uma verdade, e não nos culpo por sermos assim, pois sempre nos disseram que fomos criados à imagem e semelhança de Deus (coisa que eu acho uma enorme presunção por partes dos homens) pois a própria Bíblia nos conta várias histórias ou estórias (vai saber...) que falam exatamente disso. Uma delas é do filho pródigo, que conta que um filho chegou ao pai, um fazendeiro muito rico e pediu a ele a sua parte da herança antes mesmo do pai morrer, sendo assim, o pai dividiu a herança em duas partes iguais, entre ele e seu irmão. Este vendeu tudo, e viajou pra bem longe torrando tudo, cheios de amigos, mulheres e o outro irmão, ficou com o pai, cultivando a terra, agindo da forma que verdadeiramente um filho deve agir. Passados uns anos, o dinheiro do pródigo acabou, seus amigos e mulheres sumiram e o único emprego que ele conseguiu nessa cidade de tantos ¨amigos¨ foi de apascentar porcos, ficou numa situação na qual teve que comer o mesmo que os porcos comiam para não passar fome, sendo assim, um belo dia o mesmo resolveu regressar à fazenda de seu pai, chegando lá, perdão perdeu à Deus, à Jesus e à seu pai pelo que ele tinha feito, seu pai o abraçou fortemente e lhe disse que tudo aquilo ali era seu, que estava muito feliz com o seu retorno, mandou seus servos dar-lhe a melhor das vestimentas e mandou matar o seu melhor gado para que fosse feita uma festa. Quando a festa estava lá acontecendo, o outro irmão chegou em casa, querendo saber que festa era aquela que estava ocorrendo e o seu pai lhe disse: ¨Seu irmão voltou pra casa!¨ Com isso, o filho que sempre esteve ali, trabalhando na terra, fazendo os gostos do pai revoltou-se e disse: ¨Eu fiquei aqui, fiz tudo o que o senhor me disse que eu deveria fazer e nunca sequer foi morto um boi para uma festa em minha homenagem!¨ E o pai lhe disse: ¨Seu irmão tinha morrido e renasceu, não seria este um grande motivo para uma festa e para matarmos nosso melhor gado ?¨ Então, vejam só como são as coisas, desde que nascemos somos condicionados a dar mais valor a quem menos nos dá valor, e isso eu acho erradíssimo e injusto! Poxa, ninguém é igual a ninguém, e é por isto que é lógico que devemos dar e receber tratamentos diferentes, mas não da forma contrária, fazendo festas para os errados e nada além do necessário (e às vezes nem o necessário) para os que são certos ! Esse é um dos grandes motivos da minha revolta e da revolta da maioria das pessoas, é por isso que há tanta discórdia nas famílias desde os primórdios da civilização, pois há uma contradição tão grande nisso tudo que causa uma revolta tão grande naqueles que sempre foram bons e nos fazem querer sermos maus para que sejamos tratados bem. Na Bíblia sempre diz que Deus sempre esté atrás da ovelha desgarrada, outra coisa que me deixa profundamente aborrecido, pois para mim o nome disto é injustiça, é uma grande sacanagem, e eu achava isso tão contraditório na Bíblia pois lá também está escrito: ¨Dai a César o que é de César¨ , eu entendia isso como recompense os bons e puna os maus, mas infelizmente essa passagem é somente algo que foi escrito para que não houvesse um conflito político entre a Igreja Católica e o Império Romano, ou seja, para que as pessoas pagassem dízimos, mas também pagassem impostos ! É triste...

Grandes problemas familiares que tive foram exatamente por causa disso, pois nas famílias de hoje em dia e acredito que nas da antiguidade também, a injustiça é o que impera, pais querem tratar filhos igualmente sendo que eles não são iguais, pais presenteiam as ovelhas desgarradas e aqueles que sempre estiveram ali respeitando tudo e agindo de forma correta são os menos presenteados. Tenho vários exemplos dentro da minha própria família e odeio isso. Uma vez minha tia me disse: ¨Só os fracos são protegidos, se você não é protegido, quer dizer que você não é fraco.¨ Mas é exatamente isso que faz com que eu tenha cada vez mais repulsa da vida em sociedade, pois o maior bem que podemos ter em nossas vidas é a nossa família, e se nossa família é a que mais pratica tais injustiças, ficamos sem um porto seguro, ficamos sem ninguém, do mesmo jeito que eu me encontro agora. E como já não bastasse em nossas vidas amorosas este, que para mim se tornou um dogma na sociedade, acontece freqüentemente. É apenas pararmos um segundo para pensar, naquela menina que nos ama, que sempre está querendo alguma coisa com a gente, nós nunca estamos querendo alguma coisa com elas e vice-versa, e quando queremos com certeza não é retribuir o amor, é nos aproveitarmos ao máximo, coisa que eu não faço. Li em algum lugar uma frase que realmente faz muito sentido: ¨A maior covardia de um homem, é despertar o amor de uma mulher sem ter a intenção de amá-la¨. E é serio, por mais que a gente tente, nós não conseguimos e quando tentamos e começamos a amá-la, como numa força sobrenatural, ela deixa de nos amar, é cruelmente automático, isso também se dá ao fato de que o ser humano desde os seus primórdios sempre gostou do que era proibido. O proibido, o inacessível sempre fascinou os seres humanos, e a Bíblia também diz isso em Gênesis quando Deus deu o paraíso para que Adão e Eva morassem, nesse paraíso havia várias e várias árvores frutíferas, Deus os ordenou apenas uma coisa, uma coisa ínfima: ¨Não coma do fruto desta árvore.¨ (no caso a maçã), e o que foi que Eva fez ? Nhac ! E ainda deu pro marido ! Depois disso, como as pessoas são extremamente diferentes umas das outras, houve a divisão dos tipos de pessoas, as que leram isso e aprenderam que não devem transgredir as leis e as que acham que aquilo ali foi o máximo e até utilizaram disto como base para criarem bordões do tipo: ¨As leis foram criadas para serem quebradas.¨ É muito triste, porém é a verdade, o proibido é mais gostoso, temos uma relação inconsciente com o proibido, é por isso que existe tanto adultério, tantas pessoas usam drogas, tantas pessoas matam, roubam, estupram... muitos podem até dizer que não, mas há com certeza um prazer proibido na transgressão da lei, e é por essas e outras que eu estou cada vez mais desapontado com o mundo em si, com a hipocrisia da sociedade que é tão mutável, mas tão mutável, que como por exemplo, ser honesto nos dias de hoje é errado ! Hoje as pessoas têm vergonha de serem honestas, têm vergonha de fazer a coisa certa, pois hoje em dia, ao fazer a coisa certa, você se torna motivo de chacota perante esta pútrida sociedade.

Sendo assim, já que o mundo é um mar de bosta, o que podemos fazer é tentar andar no estilo ¨O tigre e o dragão¨, melando só a pontinha dos dedos...

É difícil, mas não impossível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário